quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um sonho...


Prestar vestibular para Comunicação nunca passou pela minha cabeça até os doze anos de idade. Até fazia chacota dos meus amigos que desejavam ser jornalistas. Mas, um certo dia, fui convidada a apresentar um programa infantil por uma rádio católica. Era o "Criança evangelizando Criança" da Fundação Nazaré. Aceitei, que criança não iria aceitar, não é?  É engraçado porque não tive medo de enfrentar um microfone e um programa ao vivo. Certamente, agora que já sou estudante de jornal, hesitaria antes de aceitar o convite. Não sei explicar o por quê.

No programa, foram quase dois anos maravilhosos. Recebia dezenas de ligações de ouvintes dizendo que minha voz era bonita. Os ténicos de áudio diziam que eu tinha futuro. Minha família tinha o maior orgulho de mim (HAHA). Ganhei um prêmio nacional, o Microfone de Prata, da CNBB. Pronto. Apaixonei-me por aquilo que eu estava fazendo, que nem sei muito bem se era jornalismo. Pra mim, naquele momento, era apenas uma brincadeira com os meus amigos. E, assim, desde os doze anos de idade resolvi que seria jornalista.

Ah, eu escrevia bem também. (Não sei se escrevo tão bem agora que estou na faculdade. É sério!)

Mas o destino me fez mudar de idéia no último ano do ensino médio. Fiz vestibular para Geografia na UFPA e Secretariado Trlilíngue na UEPA. Resultado: reprovada nas duas. Fui para o curso pré-vestibular (tá bom, cursinho), e, agora sim, fiz Jornalismo na UFPA e o mesmo curso na UEPA. Mais um resultado: aprovada só na UEPA.

Fui estudar na UEPA. Muito legal, pessoas maravilhosas, turma super unida . Tudo o que um calouro desejaria ter. Mas ainda não era tudo para mim. Aquele sonho ainda estava aqui, batia cada vez mais forte quando via que não tinha nascido para "secretariar" por aí. Quando passei na UEPA, já tinha decidido que prestaria vestibular de novo para UFPA. Eu tinha de ser jornalista, cara. O segundo semestre de 2009 chegou e eu passei a estudar à noite na UEPA e pela manhã no cursinho. Resultado dessa loucura: reprovada novamente na Federal.

E agora? O que eu faço? Continuo na UEPA ou largo tudo e me dedico somente ao cursinho? Era uma decisão difícil. Eu ia trocar o certo pelo duvidoso. Minha família não ia aceitar isso, pensava quando saiu o listão. E não aceitou mesmo. Todo dia era aquela cobrança por eu ter trancado o curso.  Minha esperança era a de que uma pessoa desistisse de Jornalismo, já que eu era a primeira da repescagem. O único problema é que Jornalismo tinha um histórico de não ter desistência, até porque era um dos cursos mais concorridos da UFPA, naquele tempo. É, todo mundo queria aparecer na GlobOPS!

Mas... Não é que desistiram?! No dia 30 de março, fui a única chamada para a repescagem no curso. A vaga era minha! UHUL! Meu grande sonho realizado. Sou a pessoa mais feliz do mundo. Espero não me desapontar com nada nesse mundo chamado UFPA. Espero não me arrepender daqui há quatro anos, quando eu voltar aqui e fazer um post pra dizer as minhas sensações e minhas peripécias vividas na FACOM.

Mas acabou a comemoração, entrei na maior e mais desejada universidade do Pará. E, lógico, no melhor curso: Comunicação social-Jornalismo 2010.

p.s: 07 de abril, dia do jornalista!

Um comentário:

  1. Caminho difícil mas...EBA! QUE BOM QUE VC PASSOU! Felicidades para nós no melhor curso da Ufpa!

    ResponderExcluir